sexta-feira, 17 de abril de 2009

O lado arrogante (e ignorante) da Europa




Certa vez, há menos de um ano, eu estava na festa de uma amiga que, por sua vez, prestava homenagem a outra pessoa de nacionalidade portuguesa e que iria retornar ao seu país, após um período de férias no Brasil.

Sou comprometido, mas minha namorada não estava na festa. Eu estava junto aos meus amigos e não conhecia a tal figura portuguesa, que a princípio me parecia simpática.

Lembro-me que conversei com todos e comecei a "trocar uma idéia" (como se diz aqui no Brasil) com a portuguesinha, mas não tinha segundas intenções com a moça, afinal de contas, gosto de minha namorada e sou fiel. A minha vontade era falar sobre Portugal e, sobretudo, sobre a cultura portuguesa e européia.

A princípio, senti certa simplicidade e boa vontade da moça, mas no decorrer da conversa, a coisa mudou do azeite de oliva para o Vinho do Porto. Comecei a perceber certa animosidade para com o Brasil e para com a cultura brasileira, até que num determinado momento o comentário deferido foi que os europeus acham do Brasil um país de “macacos que só sabem rebolar a bunda e que não gostam de trabalhar”. O pior é que ela disse isso sem o menor motivo, pois a conversa decorria numa forma pacata e simpática, pelo menos de minha parte. Percebi que o tom dela era jocoso e que ela se incluía nessa parte de europeus que têm essa visão preconceituosa. Logo depois disso, ela ficou envergonhada e não teve mais coragem de conversar comigo, pois havia percebido a grande gafe que cometera, já que em nenhum momento eu falara mal de Portugal, da Europa e das pessoas de lá.

Eu logo pensei que a moça era esquizofrênica ou teve algum erro de interpretação a respeito de meu interesse por Portugal, talvez achando que o meu interesse fosse por ela. Eu, ao contrário dela, havia mostrado profundo interesse pelo velho mundo e pelo povo, sem a mínima intenção de menosprezar fosse o que fosse ou quem fosse, mas apenas queria ouvir falar daquilo e daqueles que não tivera contato direto.

Concluo que a moça realmente interpretou mal o meu interesse e que, no fundo, o preconceito europeu é a prova cabal de que a ignorância prevalece mesmo naqueles países cuja cultura é levada a sério. O Brasil é um país de terceiro mundo, mas industrialmente é um lugar de destaque e pelo tamanho de seu território e de sua população, sem dúvida é o país de maior relevância na língua portuguesa. Afinal de contas, Portugal tem o tamanho de uma cidade do Brasil.


Se algum português ou descendente ler esse post, saiba que não tenho nada contra Portugal ou seu povo, mas apenas espero que a forma de pensar da maioria não seja similar a dessa moça ignorante e completamente mal educada, pois sei que muita gente na Europa não tem essa visão preconceituosa e mesquinha.

Concluo dizendo que se o Brasil é um país com vários problemas, é também por culpa de muitos povos europeus, sobretudo dos portugueses, que durante séculos saquearam nosso ouro e escravizaram parte de nosso povo, deixando sequelas difíceis de serem resolvidas. Sem contar que os outros europeus que conheço (principalmente de outros países de origem latina) consideram Portugal como o “fundo do quintal” da Europa e para bom entendedor isso basta.

7 comentários:

Anônimo disse...

kra, teu texto está excelente, você está de parabéns!!!
infelizmente essa é uma triste realidade!!!
tinha planos de viajar e tentar morar na europa mas apos pesquisar mais um pouco, percebi que estaria cometendo um erro crucial na minha vida!!! sei que não são todos que tem esse pensamento sobre os brasileiros, ma pelo o que eu tenho visto, creio que seja a maioria!
contudo, não sei por que esse ar de superioridade diante dos brasileiros!! você foi muito gentil ao utilizar a palavra "saquearam", pois o que eles fizeram foi nada mais que ROUBAR nossas riquezas e causar a morte de milhares de africanos!!
um grande abranço e mais uma vez, parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

portugal 36ª economia do planeta (antes de 1986 era o quintal da Europa). BRASIL, A CAMINHO DE SER A 5ª ECONOMIA DO PLANETA, APESAR DA COLONIZAÇÂO PORTUGUESA!!!!!!!!!!!! Preciso dizer mais alguma coisa a respeito dos povos que fazem essas nações?

Anônimo disse...

Ó gajo! Tu estás a falar mal da minha terrinha? Não tens medo de um incidente diplomático? Ora, pois saiba que amanhã, quando D. Sebastião chegar, Portugal declarará guerra ao Brasil! Vocês voltarão a ser nossa colónia! Amanhã mesmo vocês brasucas verão o Rio de Janeiro ser bombardeado por nossas caravelas!

universobio2010 disse...

Caravelas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não me faça rir bigodudo.
Nem euro pro combustível para seus navios vocês possuem nunca chegarão ao nosso litoral.
Belicamente, militarmente, vocês são mais engraçados que as próprias piadas que contamos sobre vocês.

LRzinha disse...

Caro Roberto Palma,

Tenho muita pena pelo que lhe sucedeu. Sou portuguesa (e com orgulho) e temo por essas pessoas com mentes limitadas à sua terra, sem abrir a mente para novos horizontes. Não é só em Portugal que isso acontece, infelizmente. Em todo o mundo há o conceito de que "o que é nacional é que é bom".

Tenho plena consciência de que se a língua portuguesa faz parte das 5 línguas mais faladas do mundo é por causa de países como o Brasil, que, apesar de terem sido descobertos por portugueses, foram reclamados Independentes e todo o sucesso que, actualmente, têm é devido ao seu próprio esforço.

O mais engraçado é que vocês conseguem controlar o vosso país (que deve ser 100 vezes maior que o nosso) de uma forma prodigiosa. Nós, que, como bem referiu, temos o tamanho de uma cidade vossa, estamos em completo descontrolo e talvez a entrar na falência (eu nem sei porque inclui o "talvez" na frase...).

Apesar disso, tenho orgulho, como todos devem ter, do passado do meu país. Tivemos momentos de infortúnios, mas também atingimos a glória, nem que fosse na poesia e na arte escrita. Isso faz-me pensar que nem tudo está perdido... Mas é um facto que somos o "fundo do quintal" da Europa.

Penso que esta "guerra" entre os nossos países está longe de terminar. São vocês a condenar os portugueses actuais por aquilo que os nossos antepassados fizeram e somos nós a explodir de inveja pelo sucesso d'um país que já foi do nosso domínio e que agora é muito superior a nós.

Espero que não tenha levado a mal alguma palavra que eu tenha dito.

Cumprimentos
Rafaela Rodrigues

W35L31 CH0C0B0Y disse...

Eu sou humanista, nao pertenço e nem tenho orgulho de nenhum pais, eu sou eu e eu mesmo. nao me importo onde morar, desde que eu esteja muito bem de vivencia.

E este negocio de guerra entre paises, isto esta entre voces que comentam aqui, o governo nao esta nem aí para o que voces pensam.

Eu já dexei de acreditar no governo, isto é uma coisa deshumana, somos todos iguais, querendo ou nao.

Mas o ser humano tem um pescimo costume de dizer que isto é meu, aquilo tambem, nada disto é de ninguem, somos apenas um monte de formigas sendo controlados pelos poderosos(ricos).

Roberto Palma disse...

Rafaela, eu não tenho nada contra os portugueses e não teria o que reclamar do que você escreveu.

Agradeço de coração o que disseste.

Um abraço.